Textos e reflexões

                                      
Sobre o jazz...

                                          Miles Davis e John Coltrane - "So what"                                                                                                                                                       
       


"Os músicos se vêem  diante de um clamor constante que exige algo 'novo'. Como é possível desenvolver algo novo e substancial, não-excêntrico e fraudulento, quando não se conhece o significado do que é velho? Teríamos chegado à Lua se nem sequer entendêssemos a Física de Newton?."

"Jazz é muito mais do que entretenimento. É uma experiência única e importante. Jazz é a nobreza da raça traduzida em som, a sensualidade do romance em nosso dialeto, é o retrato do nosso povo em toda a sua glória. Há um paralelo na maneira como a mídia vê os atletas e os músicos negros. Em ambos os casos, tendem a atribuir o sucesso a uma habilidade natural, e não à inteligência e à aplicação. Eles querem um nobre selvagem. Se um negro é capaz de construir duas frases, dizem que não é um verdadeiro músico de jazz. A música é a estilização de uma atitude em relação à experiência. Gosto da música que reflete a realidade"
Wynton Marsalis
Trompetista de jazz


John Coltrane 
 Impressions

"Existem duas considerações clássicas no jazz: as composições dos grandes autores e a qualidade da improvisação. No primeiro caso, os músicos lutam com o problema da criação do som do jazz com notas preconcebidas e não com improvisações, em tons analisados e reescritos até que o autor se dê por satisfeito. Isso não quer dizer que a peça individual não vá ser de novo trabalhada algumas vezes, enquanto estiver em evolução (Ellington e Charles Mingus se destacavam por isso). No segundo caso, os cantores ou instrumentistas do jazz assumem uma música, empregam toda a sofisticação que Louis Armstrong elevou pela primeira vez a um nível bem alto de perícia, virtuosismo e sentimento. Essa é a forma clássica da interpretação jazzística: é quando a improvisação funciona tão bem que se sustenta por conta própria como composição. Esse tipo de improvisação é o que os músicos de jazz elevaram à condição de arte por meio de profundos estudos e contemplação" 


Wynton Marsalis
(Artigo para o New York Times, 1988)

"Se você precisa perguntar o que é jazz, então não vai aprender nunca..."
                                                                                                            Louis Armstrong



A música hoje


        "Acreditamos no poder e na força de transformação da musica, mas somos obrigados a constatar que, de modo geral, a situação intelectual de nossa época a retirou de sua posição central, impelindo-a para a periferia - era movimento e vida e, hoje, é algo simplesmente belo. Não é possível, porem, nos conformarmos com isso, eu diria mesmo que, se fosse obrigado a admitir a irreversibilidade da situação da arte, imediatamente deixaria de fazer musica"

"Toda a criatividade é, até certo ponto, uma forma de improvisação e toda a improvisação é, até certo ponto, uma forma de criatividade. Contudo, uma diferença essencial entre criatividade e improvisação é que, enquanto um compositor cria uma composição com uma lógica interna própria, um músico de jazz improvisa blues baseado numa progressão estandardizada de padrões harmônicos"


Nikolaus Harnoncourt - Edwin E. Gordon
respectivamente

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